ACESSOS AO BLOG

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pádua Leite pede Sessão Solene para prestar homenagem ao ex-governador Wilson Braga

Wilson Leite Braga, o eterno governador do Vale do Piancó

O vereador Pádua Leite (PT) apresentou, na últma quinta-feira, na Câmara Municipal de Piancó o Requerimento nº 012/2014, que "Requer a realização de Sessão Extraordinária Solne para prestar homenagem ao ex-governador WILSON LEITE BRAGA, pelos relevantes serviços prestados ao Vale do Piancó."

O vereador petista, ainda, apresentou o Requerimento nº 014/2014, que "Requer a concessão honrosa da Medalha Ademar Teotônio Leite Ferreira" ao ex-governador.

Pádua Leite (PT), no seu requerimento, designa para o dia 15 de março deste ano, a partir das 10h00, a Sessão Solene e a entrega da referida Comenda ao ex-governador.
Na sua justificativa, o vereador Pádua Leite (PT) assim se pronunciou:


Senhor Presidente, 
Senhoras e Senhores Vereadores, 
Povo de Piancó,
 
        A presente proposição é uma imposição da sociedade de todo o Vale do Piancó para prestar homenagem ao nosso querido ex-governador WILSON LEITE BRAGA, pelos seus relevantes serviços prestados não só ao município de Piancó, mas a todo o Vale do Piancó, principalmente quando esteve à frente do Governo Estadual no período de 1983 a 1986, entregando-lhe a Medalha Ademar Teotônio Leite Ferreira.
        Wilson Leite Braga, nascido na cidade de Conceição em 18 de julho de 1931) é advogado, empresário e político paraibano. Exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias como PSB, ARENA, PDT, PDS, PFL, PSDB, PMDB e ultimamente está filiado ao PSD, onde exerce o cargo de Deputado Estadual. 
        Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.

LEIAM MAIS... em "Mais Informações" 

Filho do casal Francisco de Oliveira Braga e Francisca Leite Braga. Seu pai, conhecido como "seu Braga", era comerciante, tabelião e político. Nasceu no estado do Ceará e migrou para a Paraíba na década de 20, passando a residir precisamente na cidade de Conceição, onde começou a vida como comerciante e posteriormente Tabelião e, ao ingressar na política, exerceu o cargo de prefeito da referida cidade de Conceição por três mandatos. O primeiro mandato na década de 40, o segundo entre 1973-1977 e, por fim, o terceiro mandato entre 1982 a 1988. Ainda foi candidato a Deputado Estadual em 1950, mas não conseguiu eleger-se. Sua mãe era da tradicional família Leite de forte tradição política no Vale do Piancó. Wilson Braga iniciou seus estudos primeiramente em Conceição e, posteriormente, na cidade de Patos no Colégio Diocesano. Depois disto, foi para João Pessoa, onde passou a residir na Casa do Estudante, chegando a ser presidente daquela instituição responsável por acolher estudantes do interior do estado. Nos anos 50, presta vestibular para o curso de Direito e forma-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Paraíba atual UFPB. Neste mesmo período, Wilson torna-se líder estudantil e representante da UNE chegando a participar da inauguração da UFPB na companhia do então Governador José Américo de Almeida. É casado com a ex-deputada Lúcia Braga com quem tem teve 3 filhos, Marcelo (falecido), Patrícia (falecida) e Marianna. Tem como irmãos a ex-deputada estadual e ex- prefeita de Conceição, Vani Braga. o médico e ex-prefeito de Conceição, Walter Leite Braga, e Nice Leite Braga Pegado, que é mãe do ex-prefeito Alexandre Braga, seu sobrinho.


          Político tradicional do estado da Paraíba, Wilson Braga já ocupou diversos cargos públicos, entre os quais:


·       Deputado Estadual (1955-1967 e desde 2011)

·       Deputado Federal (1967-1982, 1995-1999, 1999-2003 e 2007-2011)

·       Vereador de João Pessoa (1993-1994);

·       Governador da Paraíba (1983-1986)

·       Prefeito de João Pessoa (1989-1990); 
·       Governador da Paraíba (1983/1986).

         No ano de 1982, em plena Ditadura Militar no Brasil e depois de vários anos como parlamentar federal, Wilson Braga, então filiado ao extinto PDS, se candidata a governador da Paraíba sendo eleito para ocupar o Palácio da Redenção com 509.855 (58,48%) votos contra 358.146 (41,08%) do candidato derrotado Antônio Mariz do PMDB.
        Em 15 de março de 1983 toma posse no governo, seu mandato como governador é marcado por obras importantes com destaque para o “Projeto Canaã”, criado para resolver o problema da seca e da falta d'água em vários municípios paraibanos com a construção de açudes e barragens, sendo o seu governo pioneiro dentro do estado da Paraíba.
         Renuncia ao Palácio da Redenção em 14 de maio de 1986, junto com o seu vice, José Carlos da Silva Júnior, para concorrer ao Senado Federal do Brasil, sendo assim substituído por Milton Bezerra Cabral, eleito bionicamente pela Assembléia Legislativa da Paraíba, em virtude da vacância do cargo.
         Apesar do favoristismo inicial na disputa para o senado, Braga acaba sendo surpreendentemente derrotado pelos dois candidatos do PMDB à senador, Raimundo Lira e Humberto Lucena, que obtém respectivamente 615.533 votos (29,97%) e 607.266 votos (29,57%) contra seus 388.878 votos (18,94%). Na eleição para governador, também sofre grande revés ao não conseguir eleger o seu candidato Marcondes Gadelha que é derrotado por Tarcísio Burity.
         Sem mandato e então filiado ao PFL, Wilson Braga tenta chegar a prefeitura de João Pessoa em 1988 aonde é candidato, se elegendo assim prefeito da capital paraibana com a votação de 77.377 (52,35%).
         Como Governador da Paraíba, único no Vale do Piancó, construiu inúmeros açudes públicos, a exemplo do construído em Nova Olinda - PB, que hoje atenuam os efeitos das estiagens prolongadas a que somos vítimas.
         Na condição de deputado federal sempre lutou em benefício do Vale do Piancó, angariando recursos para o nosso desenvolvimento ou para trazer benefícios.
         Como deputado estadual, conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa um projeto de lei que criou a Região Metropolitana do Vale do Piancó, tendo escolhido o município de Piancó como a cidade matriz.
         Neste sentido, rogo aos nobres colegas a aprovação do presente Requerimento e, sendo aprovado, seja designada para o dia 15 de março próximo (sábado) a partir das 10h00 da manhã, a realização de Sessão Extraordinária Solene para homenagear o maior benfeitor de toda a história do Vale do Piancó, o nosso eterno e querido governador WILSON LEITE BRAGA, pelos seus relevantes serviços prestados ao Vale do Piancó.
               Câmara Municipal de Piancó, 19 de fevereiro de 2014.
 
Vereador ANTÔNIO DE PÁDUA PEREIRA LEITE
Partido dos Trabalhadores (PT)
 

Nenhum comentário: